5 de outubro de 2009

Virtual

Hoje me dei conta de que o conceito de virtualidade povoa nossas vidas há muito tempo. Ontem assisti a um trailer do próximo filme do Michael Jackson. E lembrei o quanto ele inovou e emocionou sem tocar ou conversar diretamente com os milhões de pessoas que o admiram ou reconhecem seu talento. Como é possível desenvolver tamanha paixão e admiração por pessoas que têm apenas suas imagens expostas numa tela fria e colorida, acompanhada de sons que não têm nada de natural? Existem sublimes diferenças entre ouvir uma música ao lado de um violão, amplificada ou televisionada. Como também é bastante diferente o trato de uma celebridade com o público e as pessoas que a cercam na intimidade. Penso que a virtualidade da felicidade é a mais difundida nesse aspecto.

Telefonemas e correspondências também são bastante virtuais. Através de sons e letras transportamos muitas emoções – mesmo que virtualmente verdadeiras. Mas ainda há pessoas que, mesmo com toda tecnologia de comunicação disponível, ainda fazem o papel de mensageiras, transmitindo aqueles recadinhos de última hora.

O planeta Terra é imenso, a telecomunicação é necessária, mas um face to face é trilegal. É prazeroso conversar, ouvir e dar risadas, sem falar na quantidade de palavras utilizadas que nem a melhor digitadora do Guiness é capaz de registrar.

Outro dia ouvi um professor questionar se realmente emitimos nossas opiniões. Penso que, atualmente, temos imensa dificuldade em selecionar o que e com quem conversar. E esta escolha não é virtual, é tão concreta que uma análise risco-benefício antecede qualquer inocente bate papo. Por isso admiro crianças e adultos de juventude acumulada. Os primeiros são muito sinceros e assertivos, e todo mundo acha graça, por mais embaraçosas que sejam suas reações e observações. Os segundos costumam resgatar essa assertividade infantil, justificando suas atitudes pelo respeito adquirido com o tempo, ou porque não há mais nada a perder pelo tempo que lhes resta. Como estou no meio do caminho, estou em cima do muro, avaliando, escrevendo, pensando, concretizando, virtualizando...

Um comentário: