26 de outubro de 2010

A janela mágica

Certo dia estava eu molhando as verdes folhas da minha planta até que percebi algo de estranho nela. Não era fungo, nem aranha ou brotos. Era um amontoado de folhas compridas e secas, piaçava, linha branca, dispostos de maneira côncava sob parte da terra do vaso. Aquilo me assustou e tratei de jogá-lo fora. Pensei um pouquinho e descobri o motivo da presença daquele novo integrante no ecossistema: os pássaros da finada goiabeira.
Frondosa árvore servia de point para rolinhas, pardais e outras pequeninas árvores de lindo matiz. Eis que um dia o homem primata passou-lhe o piedoso facão. E é daqui que toda a história faz sentido.
Um dia cheguei em casa e uma rolinha desesperada não encontrava jeito de sair da minha área de serviço. Tratei de abrir a janela e ela seguiu seu caminho. Acho que já devia estar sondando local seguro para viver seu momento maternal.

Quase dois meses depois, poucos minutos após a remoção do ninho, Catarina pousou sobre minha planta. Naquele momento entendi que a história da manjedoura na versão passarinheira precisava se repetir. Procurei um potinho e coloquei o ninho que havia destruído ao lado da planta. E passei a observar.

Durante duas semanas, Catarina, mãe dedicada, pousou sobre seus dois ovinhos, sem se importar com a minha presença ou de outros. Uma vez, saiu para se alimentar e outros dois pássaros vieram bisbilhotar seu ninho. Corri para afugentá-los, acho que não tinham boa intenção. O pior nisso tudo é saber onde estava Frederico nesse quase fatídico momento. Nos vimos somente uma vez. Ele trazia material para o ninho. Acho que estava tentando se redimir com Catarina, que já estava chocando. Já vi dessa atitude com alguns homo sapiens por aí. Além disso, quando me viu voou e sumiu, deixando que eu e Catarina nos entendêssemos. Deve estar por aí pulando de árvore em árvore e piando para rolinhas desavisadas.

 Acho que no último final de semana, Patrício e Clarinha deixaram suas camadas de carbonato e cálcio e deram o ar de suas graças a esse mundo. Essa parte da história eu perdi, só a Natgeo é capaz de contemplar intimamente tais momentos.


Bem, estou curtindo bastante a presença de meus convidados e me sinto agraciada por ter sido minha casa escolhida pela mãe natureza. E tudo isso aconteceu por causa de uma orquídea quase morta que foi parar na janela.

8 comentários:

  1. Oi amor

    Excelente texto, eu tive o prazer de contemplar alguns destes momentos.

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Amei amiga não fose pela poesia do momento único vivido, afinal, quantas pessoas que conhecemos que podem ter seus vasos de plantas
    escolhidos como maternidade de passaros, certamente pela maneira divertida , diferente e moderninha de contar sua estoria afinal, "point de rolinhas e natgeo e manjedoura na versão passarinheira são expressões que não se encontram em qualquer escritora, rs! Apenas as mais
    divertidas consegeum tal .No mais meus sinceros votos de felicidades a toda familia Catarina,Frederico,Patricio e Clarinha, desejo que
    voces sigam voando fortes pelo mundo e disseminando mais e mais estórias lindas como essa em outros lares que tenham a sensibilidade de
    compartilhar esses momento súnicos que no meu caso chegaram aos meus olhos para me encantar o coração.
    Ah e Catarina é uma passarinha sensata escolheu a amiga certa pra se aninhar,rs!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi gente! Fiquei emocionada com esses depoimentos...bjs mil

    ResponderExcluir
  4. Luciana,

    Registrado com graça e elegância esse momento ímpar.Adorei!

    Só acho que vc deveria fazer com o texto do blog o que o que vc fez no arquivo que anexou ao email. Colocar as fotos intercalando com o texto.

    No mais, demorou muito para blogar dessa vez, não? Não deveria. Vc leva jeito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Adorei o texto e o estilo sutil de fazer certas comparações, como em:
    "Deve estar por aí pulando de árvore em árvore e piando para rolinhas desavisadas."
    Também acho que deveria dedicar um pouco mais de tempo às letras,
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nelsinho!!!!Que bom receber tb sua visita!!!Vou me dedicar sim, só tô esperando ajeitar umas coisinhas e daí quando a inspiração chegar, vou blogar!!! Agradeço a vc e à Élika, vcs despertaram esse pequeno dom em mim!!!bjs

    ResponderExcluir
  7. Luluch, que texto gostoso! ^_^ Dessas delicadezas que de vez em quando nos fazem tão bem! Hoje estava precisando mesmo ler algo que não fosse política! rs... Beeijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sorrentino! Ai que ótimo que você se sentiu bem! Obrigada! Bjs mil

      Excluir